Pague com toda a segurança

Rações e suplementos para cavalos

Cómodo serviço de entrega

Pleun Broeren
27 Setembro 2024 Tempo de leitura 5 minutos

10 dicas para engordar um cavalo magro

O seu cavalo está demasiado magro? Se o seu cavalo estiver esticado (afundado) atrás das costelas, perto dos flancos, isso indica uma deficiência de forragem. Se conseguir ver as costelas do seu cavalo e os quartos traseiros estiverem afundados (as saliências dos ossos das ancas são claramente visíveis), então o seu cavalo está de facto demasiado magro. Também pode acontecer que o seu cavalo não seja demasiado magro mas precise de ganhar mais músculo.

Causas de um cavalo magro

Se o seu cavalo tem peso a menos, isso pode ter várias causas:

  • A alimentação não é suficientemente rica em energia e proteínas
  • O seu cavalo pode ter uma infeção por vermes
  • Os dentes podem não estar num estado saudável, pelo que os alimentos não são digeridos corretamente
  • Num cavalo mais velho, o sistema digestivo pode tornar-se menos eficiente, fazendo com que o animal fique magro
  • O seu cavalo pode ter perdido peso devido a uma doença

Como engordar um cavalo magro

Se o seu cavalo é demasiado magro, é aconselhável procurar em primeiro lugar a causa. Se ele simplesmente não tem energia suficiente, então é uma questão de o alimentar com mais fibras, gorduras e proteínas. Mas ele também pode ter algo nas membranas que o torna demasiado magro. Damos-lhe 10 conselhos que o podem ajudar a recuperar o peso do seu cavalo magro.

1. Fazer uma análise ao sangue e ao estrume

Se o seu cavalo estiver simplesmente a receber muito pouca comida, pode fazer uma análise ao sangue. Com uma análise ao sangue, procuram-se as causas patológicas do peso insuficiente. Por exemplo, verifica-se se o fígado, os rins e os intestinos do cavalo estão a funcionar corretamente, ou se uma inflamação ou um vírus podem desempenhar um papel importante. Durante o exame do estrume, são examinados quaisquer vermes e areia no estrume. Ambos os exames podem ser efectuados por um veterinário.

2. Verificar os dentes

Se um cavalo tem um problema com os dentes, pode ser apenas porque está a comer menos e a perder peso. Por isso, mande sempre o dentista examinar os dentes do seu cavalo. Se os dentes, o sangue e os excrementos estiverem bons, pode estabelecer um plano de alimentação especial para incentivar o aumento de peso. O seu veterinário pode ajudá-lo com isto ou pedir conselhos aos nutricionistas da Pavo.

3. Fornecer alimentos grosseiros de boa qualidade

Os cavalos não podem ganhar peso comendo feno e palha de má qualidade. Dê a um cavalo que precisa de ganhar peso um bom feno nutritivo, ou haylage, e evite as forragens grosseiras e difíceis de digerir. A qualidade e o valor nutricional das forragens grosseiras podem variar consoante o lote. Se quiser ter a certeza de que a qualidade do seu feno é boa, deve mandá-lo testar. Isto pode ser feito através da análise de uma amostra de forragem grosseira com o Pavo Roughage Quickscan: uma forma rápida e simples de descobrir a quantidade de açúcar, proteína e energia que existe na sua forragem grosseira.

Teor de matéria seca

Em média, vemos um teor de matéria seca de 650 - 700 em feno para cavalos. Isto significa que a forragem é constituída por 65 - 70% de matéria seca e 30-35% de água. Em termos relativos, é necessário alimentar muitos quilos de silagem pré-seca porque uma grande parte é apenas humidade.

Valor energético

Pode também ver o valor energético e o teor de VREp (Proteína Bruta Digestível). Ambos devem ser bastante elevados para que um cavalo magro ganhe peso. O valor energético médio da matéria seca é de 0,65 EWpa (valor energético). O valor médio de VREp é de 78 gramas por kg de matéria seca.

Vitaminas, minerais e oligoelementos

Se as forragens grosseiras forem provenientes de solo fertilizado, os níveis de minerais e oligoelementos são normalmente equilibrados. Isto é diferente no caso de solos não fertilizados. Nesse caso, é frequentemente necessário um suplemento através de concentrado ou de um suplemento.

4. Dar alimentos grosseiros sem limites

Dê a um cavalo magro alimentos volumosos sem limites. Os cavalos procuram naturalmente comida durante todo o dia. Se houver forragem ilimitada disponível, o seu cavalo também será capaz de comer durante todo o dia e, por conseguinte, ganhará peso mais rapidamente. Se não houver suficiente forragem disponível, Pavo FibreNuggets pode oferecer uma solução. Estes pedaços de erva são ricos em fibras e têm uma qualidade consistente. Adequados para todos os cavalos e rações e também fáceis de comer para cavalos mais velhos.

5. Dê (mais) pasto ao seu cavalo

Os cavalos ganham peso mais rapidamente com o pastoreio. A erva fresca contém mais energia e proteínas do que o feno e a silagem. Por isso, certifique-se de que o seu cavalo, se possível, pode comer muita erva. Muitos cavalos passam menos tempo no prado no inverno do que no verão. No inverno a erva não cresce e os níveis são mais baixos. É por isso que é frequente ver cavalos perderem algum peso no outono e no inverno. Tenha em atenção o teor de frutanos na erva durante a época de pastagem, especialmente se o seu cavalo for sensível aos açúcares.

6. Optar por pedaços expandidos e/ou muesli tufado

Tente alimentar um cavalo ou pónei que precisa de ganhar peso com alimentos ricos em energia e de fácil digestão. Por conseguinte, opte por concentrados em que os grãos tenham sido digeridos por aquecimento (em pedaços granulados e muesli tufado), tais como Pavo EnergyControl e Pavo SportsFit. As matérias-primas são aquecidas sob pressão, tornando o amido quase completamente digerível no intestino delgado. Forma-se então muito menos ácido láctico no apêndice e no intestino grosso. A acidez não diminui em resultado disso e não são criadas toxinas devido à morte de microrganismos.

7. Dar uma ração rica em óleo ou gordura

O petróleo é uma fonte de energia renovável. O seu cavalo obtém mais energia do óleo e não se aquece. Adicione óleo vegetal à ração ou escolha um concentrado com um teor ligeiramente mais elevado de gordura ou óleo. Por exemplo, alimente o seu cavalo de desporto com Pavo SportsFit (muesli), Pavo Performance (kibble) ou o topping Pavo TopSport. Pavo 18Plus foi concebido para as necessidades dos cavalos mais velhos. Considere também uma baba como Pavo SlobberMash como bónus!

8. Ajustar a ração à quantidade de mão de obra

Ajuste sempre a sua ração ao trabalho que o seu cavalo faz. Quando treina arduamente e o seu cavalo fica um pouco magro, isso significa que está a alimentar com muito pouca energia e proteínas em relação ao trabalho que o seu cavalo está a fazer. Recomenda-se que mude para uma ração mais rica em energia ou muesli, ou uma cobertura extra como o Pavo TopSport.

9. Dê ao seu cavalo proteínas suficientes

A alimentação, especialmente para éguas prenhes e em lactação e cavalos jovens, contém sempre um maior teor de proteínas porque estes cavalos têm de crescer. Um granulado para éguas, como o Pavo PodoLac, é por isso definitivamente uma ideia para um cavalo magro, porque também apoia o desenvolvimento muscular. Um cavalo velho tem um sistema digestivo menos eficiente e é menos capaz de digerir proteínas do que um cavalo mais jovem. Por conseguinte, um cavalo velho necessita de relativamente mais proteínas na ração para manter o peso e o músculo. A Pavo desenvolveu 18plus para este fim: a ração especialmente concebida para cavalos mais velhos e com um maior teor de proteínas. Pavo WeightLift é também uma boa opção para cavalos magros. Este alimento não contém cereais mas é muito rico em fibras e proteínas.

10. Ajudar a saúde intestinal com polpa de beterraba desugada

A polpa de beterraba é um suplemento muito bom para cavalos magros. Um exemplo de polpa de beterraba desugerida é o Pavo SpeediBeet. Este produto contém pectina, uma fibra solúvel que é ainda mais digerível do que a fibra de outros alimentos grosseiros. Isto torna esta polpa de beterraba uma fonte fantástica de energia abundante de libertação lenta e perfeita para todos os tipos de cavalos e póneis. A pectina tem um efeito prebiótico. Isto significa que a fibra apoia o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Se o seu cavalo é muito magro ou, por exemplo, tem dificuldade em ingerir alimentos volumosos "normais", Pavo FibreBeet é uma melhor escolha. Trata-se de uma mistura de Pavo SpeediBeet enriquecida com luzerna para obter proteínas extra. Esta combinação faz com que seja um "engordador" seguro e saudável, ideal para cavalos magros (velhos) e cavalos (de desporto) com músculos fracos. Uma vez que é necessário molhar ambos os produtos com água antes de os alimentar, é muito adequado para cavalos (velhos) com problemas dentários.

Leia mais sobre a polpa de beterraba para cavalos aqui.

Engordar um cavalo: NÃO se deve fazer isto

Se quiser engordar um cavalo, há algumas "dicas" que se ouvem falar mas que NUNCA devem ser seguidas. Não dê grandes quantidades de milho esmagado, silagem de milho ou farinha de milho para aumentar o peso. O milho pode fazer com que o cavalo ganhe peso rapidamente, mas o milho é muito difícil de digerir. Quando o milho não digerido vai parar ao intestino grosso e ao apêndice, podem ocorrer cólicas gasosas ou diarreia. Por isso, tenha cuidado com este alimento!