Dicas de alimentação para cavalos com dentes estragados
Os problemas dentários surgem frequentemente à medida que os cavalos envelhecem. A queda de dentes é, obviamente, fácil de reconhecer, mas quais são os outros sintomas de dentes estragados? E como é que se pode ter isso em conta na dieta, para que eles recebam todos os nutrientes de que necessitam?
Problemas dentários em cavalos velhos
Os problemas dentários ocorrem frequentemente quando os cavalos envelhecem um pouco mais. A partir dos 15 anos de idade, os cavalos podem desenvolver problemas dentários. Se compararmos a boca de um cavalo mais velho com a de um cavalo mais novo, vemos que há uma grande diferença. Isto deve-se ao facto de os dentes continuarem a crescer ao longo da vida.
Os dentes e os molares desgastam-se à medida que se vão esmagando uns aos outros durante a mastigação. Infelizmente, este desgaste nem sempre acontece de forma homogénea. Como resultado, podem surgir arestas chamadas "ganchos". Os molares deixam de deslizar uns sobre os outros, pelo que o cavalo já não consegue mastigar corretamente e acaba por perder peso. Podem surgir grandes espaços entre os dentes (diástases) nos quais os alimentos ficam presos. Isto pode causar inflamação. Por vezes, os dentes caem, fazendo com que o dente oposto cresça demasiado.
Sintomas de dentes estragados
Existem vários sintomas que indicam uma má dentição num cavalo. Os dentes caídos são fáceis de ver. Mas quando se olha para a boca de um cavalo, vêem-se sobretudo os dentes e não os molares. O grau de problemas que os dentes de um cavalo podem causar pode ser muito diferente. Por isso, é muito importante que os dentes do seu cavalo mais velho sejam examinados pelo menos duas vezes por ano por um veterinário especializado ou por um profissional dentário reconhecido.
Sintomas de problemas dentários:
- Perda de condição (se os dentes não estiverem em ordem e o cavalo não conseguir mastigar corretamente, a transformação dos alimentos torna-se problemática)
- Apoiar
- Demora muito tempo a comer alimentos grosseiros
- Comer concentrado rapidamente
- Baba-se
- Brincar com os alimentos
- Obstrução do esófago
Sintomas de problemas dentários numa fase avançada:
- Corrimento nasal
- Cheiro desagradável na boca
- Inchaço no maxilar ou no dorso do nariz
E se o meu cavalo tiver uma fraca capacidade de mastigação?
Os cavalos com fraca capacidade de mastigação têm muita dificuldade em comer alimentos grosseiros com caules longos. Para continuar a oferecer ao seu cavalo fibra suficiente, é aconselhável alimentá-lo com forragens cortadas curtas: o comprimento da fibra que o cavalo ainda consegue mastigar é determinado pelo grau de desgaste dentário, tendo em conta que, para triturar a fibra, ainda deve existir algum relevo nos dentes. Pavo SeniorFibre foi especialmente desenvolvido para cavalos com função dentária reduzida. Todas as fibras do Pavo SeniorFibre têm um comprimento máximo de três centímetros e são, por isso, consideradas fibras curtas. Além disso, as hastes das fibras são macias e, por conseguinte, não danificam facilmente o trato digestivo.
Assim, na escolha do concentrado, tenha em conta que alguns alimentos concentrados têm como objetivo incentivar a mastigação através da mistura de fibras de caule longo. Estes são menos adequados para cavalos com dentes fracos. Também é aconselhável escolher um concentrado com ingredientes de fácil digestão, como o Pavo 18Plus.Pavo 18Plus é um muesli totalmente vitaminado com fibras de fácil digestão para compensar a digestão reduzida dos cavalos mais velhos. São pequenos pedaços que se desfazem rapidamente e podem ser dados tanto húmidos como secos. Isto também faz com que seja fácil de absorver por cavalos (mais velhos) com dentes maus.
O meu cavalo já não consegue mastigar nada
Se o seu cavalo não conseguir mastigar, é melhor utilizar produtos murchos ou embebidos. Isto evitará que o seu cavalo tenha falta de certos nutrientes ou mesmo que passe fome. Então escolha, por exemplo, Pavo SpeediBeet, fibras grosseiras sob a forma de polpa de beterraba de digestão rápida e com baixo teor de açúcar. Para além disso, também pode alimentar o Pavo FibreNuggets: este é um produto de forragem grosseiro completo com fibras saudáveis de erva e ervas. Como as nossas FibreNuggets são muito palatáveis e podem ser dadas demolhadas, são ideais para cavalos com problemas dentários (graves). Para além disso, desenvolvemos o Pavo Fibrebeet para cavalos com deficiências de condição ou problemas de peso. Este produto rico em fibras tem a mesma base que o Speedibeet mas em combinação com Lucerna.
Dicas de alimentação para cavalos com problemas dentários
● Pode parecer que os cavalos passam o dia a mordiscar, mas na realidade não comem quase nada. Se o dono do cavalo não intervier, corre o risco de o cavalo não receber nutrientes suficientes. Uma dieta especial com substitutos de forragem pode ajudar nesta situação.
● Dê aos cavalos que têm dificuldade em mastigar alimentos grosseiros cortados curtos, como o Pavo SeniorFibre. Os cavalos que não conseguem mastigar de todo beneficiarão de produtos grosseiros que podem ser diluídos com água, como Pavo SpeediBeet, Pavo FibreBeet, Pavo FibreNuggets, Pavo WeightLift ou Pavo DailyPlus.
● Se alimentar 300 gramas / 100 kg de peso corporal por dia (ou mais) de polpa de beterraba, recomendamos que a complemente com farelo, 40 gramas / 100 kg de peso corporal. Isto é para proporcionar um equilíbrio ótimo de Ca/P (cálcio/fósforo) na ração. O Pavo SlobberMash tem um elevado teor de farelo e é fácil de preparar.
● Quando for necessário um alimento concentrado, dar Pavo 18Plus (dividido em várias pequenas doses por dia) diluído com água para fazer baba na proporção de 1 : 1 (tanta água como alimento). Pode ser complementado com água fria ou morna. Deixar de molho durante pelo menos 15 minutos.
● Se o seu cavalo não for alimentado com concentrado, é aconselhável suplementar as vitaminas e os minerais, uma vez que ele não os consegue obter suficientemente através da forragem. Pode fazê-lo alimentando-o com um chamado equilibrador, como o Pavo Vital.