Pague com toda a segurança

Rações e suplementos para cavalos

Cómodo serviço de entrega

Pleun Broeren
27 Setembro 2024 Tempo de leitura 3 minutos

Estrangulamento em cavalos

Estrangulamento em cavalos idosos

Um grande número de cavalos contrai estrangulamento numa idade jovem. Os potros e os animais de um ano, em especial, são extremamente susceptíveis a esta doença. Os animais jovens também têm maior probabilidade de desenvolver complicações, como o estrangulamento derrotado (em que os gânglios linfáticos noutras partes do corpo, como a cavidade abdominal, podem ficar inflamados). Após uma infeção por estrangulamento, cerca de três quartos dos cavalos desenvolvem imunidade durante um período de tempo mais longo. Por conseguinte, não é verdade que os cavalos mais velhos não possam contrair o estrangulamento, mas apresentam frequentemente um quadro clínico menos grave, com sintomas como febre e corrimento nasal. Por vezes, no entanto, a infeção pode continuar durante muito mais tempo, por exemplo, numa escola de equitação ou num estábulo com cavalos adultos: é menos provável que seja reconhecida como sendo estrangulamento.

O estrangulamento é contagioso para os seres humanos?

Felizmente, o estrangulamento não é uma doença que se transmite aos seres humanos e não ficamos doentes com ela. No entanto, podemos transmitir a infeção de um cavalo para outro se a bactéria ficar nas nossas mãos ou na nossa roupa. Por conseguinte, não é sensato cuidar simultaneamente de cavalos saudáveis e de cavalos com estrangulamento.

Eis como se pode limitar o estrangulamento nos cavalos

  • Isolamento: quando o estrangulamento é detectado num cavalo estabulado, é aconselhável isolar esse cavalo para evitar a contaminação de outros cavalos.
  • Circunstâncias: um estábulo mal ventilado, o stress, a falta de certos nutrientes e outras doenças também podem facilitar o aparecimento de problemas causados pelas bactérias das DST.
  • Manter-se afastado: não deixar que pessoas que tenham tratado de cavalos com estrangulamento se aproximem de cavalos saudáveis.
  • Vestuário descartável: num cavalo com estrangulamento, utilizar vestuário que se coloca imediatamente na máquina de lavar, ou utilizar vestuário e luvas descartáveis.
  • Temperaturas: é também inteligente medir a temperatura do resto dos cavalos duas vezes por dia para evitar uma nova infeção o mais cedo possível e manter o(s) cavalo(s) em questão separados.

Enxerto de cavalo para o estrangulamento

A vacinação contra o estrangulamento pode reduzir o número de infecções num grupo de cavalos e a gravidade dos sintomas nos cavalos infectados. No entanto, a proteção da vacina não é de 100 por cento, pelo que alguns cavalos podem continuar a apresentar sintomas mais ligeiros. Para obter a melhor proteção possível, um cavalo deve ser vacinado duas vezes, com um intervalo de 4 semanas entre elas. A vacinação deve então ser repetida de seis em seis meses.

Tratamento do estrangulamento

Quando o estrófulo ainda está numa fase inicial e ainda não se formaram abcessos nos gânglios linfáticos, os antibióticos podem eventualmente combater a infeção. No entanto, nessa altura, o cavalo também desenvolve menos ou nenhumas defesas e pode continuar a contrair estrangulite mais tarde. Uma vez formados os abcessos, não é aconselhável continuar o tratamento com antibióticos. Este apenas suprime a maturação dos abcessos e, quando o tratamento é interrompido, o curso da doença continua como habitualmente. O tratamento de um cavalo com estrangulamento tem como principal objetivo aliviar a dor e a febre. Além disso, é importante que os abcessos purulentos nos gânglios linfáticos se abram, para que o pus possa sair. Quando os abcessos não se abrem sozinhos, o veterinário tem por vezes de o ajudar. Os abcessos podem então ser lavados diariamente com uma solução desinfetante. Atenção que o pus que sai é muito contagioso!

Durante o tratamento, é útil medir regularmente a temperatura do cavalo doente. Esta é a melhor maneira de determinar se o cavalo está a recuperar ou quando é aconselhável contactar o veterinário (novamente).

Conselhos de alimentação para o estrangulamento

Os cavalos com as vias respiratórias anteriores inflamadas e/ou com as glândulas inchadas têm normalmente dificuldade em engolir. É por isso que se vêem frequentemente cavalos com estrangulamento a comer mal. Certifique-se sempre de que oferece alimentos grosseiros, embora possa ser doloroso para o cavalo comer. Para garantir que o seu cavalo continua a comer, pode oferecer-lhe comida ensopada. É mais fácil para o seu cavalo mastigar.

  • Pavo SpeediBeet: trata-se de polpa de beterraba desugerida, de imersão rápida e fonte de super fibras, com a qual se apoia a flora gastrointestinal do cavalo.
  • Pavo FibreBeet: também pode alimentar este produto grosseiro embebido e é uma combinação de Pavo SpeediBeet (polpa de beterraba descascada) e luzerna (proteínas). Este "engordador saudável" oferece um apoio ótimo para a recuperação da condição.
  • Pavo FibreNuggets: estes pedaços de erva estruturados são feitos de erva dos prados alpinos e podem ser utilizados como substituto de forragem de alta qualidade. É melhor alimentá-los embebidos, o que os torna muito adequados para cavalos (velhos) com problemas dentários.
  • Pavo SlobberMash: a nossa baba é um concentrado completo e rico em vitaminas e minerais. Apoia o bom funcionamento intestinal e uma digestão saudável e é fácil e rápido de preparar com água morna.
  • A erva é também bastante fácil de roer para o cavalo, pelo que pode ser colocada no pasto. Atenção: este deve ser um prado de quarentena para evitar a contaminação.
  • Para garantir que o seu cavalo não enfraquece ainda mais e que o sistema imunitário é apoiado adicionalmente, pode dar temporariamente ao seu cavalo doente um "reforço", como por exemplo:
  • Pavo HealthBoost: apoia o sistema imunitário e a saúde intestinal e dá ao cavalo um poderoso impulso durante ou depois de um período de menos bem estar.
  • Pavo MultiVit15: é um suplemento vitamínico completo com as quinze vitaminas mais importantes para o cavalo. Também apoia o sistema imunitário e assegura um pelo brilhante.