Cólica é um termo coletivo para dor abdominal e pode ser muito perigosa para os cavalos, de tal forma que podem morrer. Leia aqui tudo sobre as cólicas nos cavalos, quais podem ser as causas, dicas para as prevenir e quais são os conselhos alimentares após as cólicas.
O que são cólicas?
A cólica nos cavalos é uma forma de dor abdominal. Num cavalo, podem ocorrer bloqueios, cólicas, acumulações de gás ou deslocações em vários locais do aparelho digestivo, resultando frequentemente em cólicas.
Tipos de cólicas
Existem diferentes tipos de cólicas, a parte complicada é que por vezes o seu cavalo mostra muito claramente que algo está errado e por vezes os sintomas são mínimos. Os tipos mais comuns de cólicas em cavalos são:
Cólicas gasosas
Normalmente, os gases saem do corpo através do movimento do vento ou dos peidos. Se os gases não puderem sair, por exemplo, porque se acumularam ou porque o intestino está (parcialmente) bloqueado, podem ocorrer cólicas gasosas.
Cólicas de obstipação
O seu cavalo tem cólicas de obstipação quando os intestinos estão entupidos com a comida. É frequente ver esta situação se, por exemplo, o seu cavalo comer demasiada palha, não triturar corretamente os alimentos e/ou não beber o suficiente.
Cólicas de areia
Se o seu cavalo comer demasiada areia, por exemplo, porque a erva no pasto é muito curta, ou se for alimentado com forragem do solo no cercado, a areia pesada permanece nos intestinos e pode desenvolver-se uma cólica de areia.
Cólicas de cãibras
O stress crónico ou alterações súbitas no maneio do seu cavalo, por exemplo, alterações na alimentação ou na estabulação, podem causar cólicas intestinais.
Causas de cólicas nos cavalos
Se o seu cavalo tiver cólicas, estas podem ter várias causas, tais como uma infestação de vermes, dentes mal tratados, acumulação de areia ou uma inflamação ou paralisia do intestino. As cólicas também podem ser causadas por comida bolorenta ou estragada. Outras causas de cólicas relacionadas com a alimentação podem incluir:
- Uma ração pobre em fibras (= muito pouco volumosa) e/ou amilácea.
- Transição demasiado rápida para uma nova ração, tanto de concentrados como de alimentos grosseiros.
- A erva de primavera rica em açúcar pode causar cólicas devido ao elevado teor de açúcar e ao fluxo rápido.
- Comer uma grande quantidade de palha. Devido à massa seca e à grande quantidade, isto pode causar um bloqueio. Quando a transição é gradual, a palha pode facilmente fazer parte da ração.
Sintomas de cólicas
Um cavalo com cólicas não parece estar em forma e muitas vezes parece apático ou inquieto. Nem todos os sintomas são sempre visíveis mas, se o seu cavalo apresentar alguns dos seguintes sintomas, é provável que seja cólica:
- Não quer comer
- Rolar ou o seu cavalo está sempre a deitar-se e a levantar-se de novo
- Vigiar o flanco ou dar pontapés na barriga
- Suores e febre
- Aumento do ritmo cardíaco e da respiração
Os sintomas de cólicas de obstipação num cavalo podem ser os mesmos que os sintomas de cólicas de areia ou cólicas de gases no seu cavalo. Não é possível deduzir, a partir do comportamento do cavalo, de que tipo de cólica se trata.
O que fazer com um cavalo com cólicas?
Se suspeitar que o seu cavalo tem cólicas, avise imediatamente o veterinário e descreva os sintomas que observou. Se puder contar ou medir o ritmo cardíaco do seu cavalo, quanto mais elevado for o ritmo cardíaco, mais urgente é a ida ao veterinário! O que pode fazer melhor depende da gravidade da cólica. Se possível, deixe o cavalo andar durante 15 minutos a meia hora, desde que o cavalo não represente um perigo para si próprio e para o dono. Se as cólicas do cavalo forem de tal forma graves que isso seja o caso, é por vezes aconselhável colocar o animal num cercado/caixa onde ele se possa magoar o menos possível. Em geral, rolar não agrava as cólicas nessa altura. Em todo o caso, não espere. As cólicas num cavalo podem ser fatais.
Dicas para evitar cólicas nos cavalos
Nem sempre é possível controlar o desenvolvimento de cólicas, mas há uma série de coisas que pode ter em conta para prevenir ao máximo as cólicas no seu cavalo. Algumas dicas para si, num relance:
- Nunca mude de alimento de forma abrupta, mas sim gradualmente. Isto aplica-se não só aos concentrados, mas também ao feno ou ao pasto.
- Alimente o seu cavalo com a quantidade de comida adequada ao esforço e ao desempenho que ele tem de fazer nesse dia e assegure-se de que ele tem forragem e exercício suficientes, para que os intestinos se mantenham activos. Certifique-se de que o feno não acabou de ser colhido ou contém manchas de bolor. De qualquer modo, não é sensato colocar no estábulo alimentos ou palha com bolor.
- Evite grandes quantidades de alimentos ricos em amido, como farinha de milho e trigo. Demasiado e demasiado cedo nunca é bom! Por isso, certifique-se de que o seu cavalo come calmamente e não bebe demasiada água fria imediatamente após um exercício extenuante.
- Nunca se esqueça de demolhar em água a polpa de beterraba para cavalos, como a Pavo SpeediBeet e a Pavo FibreBeet, antes de a alimentar.
- Pode dar um apoio extra à função intestinal do seu cavalo com um suplemento especial, como o Pavo GutHealth. Os ingredientes 100% naturais de Pavo GutHealth asseguram que as bactérias saudáveis dos intestinos grosso e delgado são alimentadas de forma óptima e que a população bacteriana é reequilibrada.
- Por fim, assegure uma boa política de desparasitação e exames dentários regulares.